IMPRENSA

TRATAMENTO CONTRA HIV GANHA TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO NACIONAL

Parceria entre farmacêutica e laboratório público viabiliza produção 100% brasileira de genérico do dolutegravir

Pacientes que convivem com o HIV ganham uma nova opção de acesso ao tratamento na rede pública. Desde o dia 24 de março/2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar o Dolutegravir 50 mg comprimidos revestidos com produção 100% brasileira, o que deve gerar uma economia anual em torno de R$ 80 milhões aos cofres do governo.

O fornecimento do antirretroviral é resultante de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre a Blanver Farmoquímica e Farmacêutica e o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (LAFEPE), vinculado ao governo estadual e que mantém convênio com o Ministério da Saúde. O acordo prevê 79,5 milhões de comprimidos em escala nacional até o fim do ano.

“Mais do que preencher uma demanda premente de saúde, vamos reduzir a vulnerabilidade do SUS com a produção verticalizada e fomentar as estratégias de combate ao vírus”, destaca o CEO da Blanver, Sérgio Frangioni.

A PDP ainda contempla a transferência de tecnologia e produção, em um cronograma que se estenderá por cinco anos. Na primeira etapa, a Blanver entregará o medicamento acabado ao LAFEPE. Por fim, em 2026 o laboratório pernambucano terá o domínio sobre todo o processo produtivo do medicamento. Já as empresas CYG Biotech, que faz parte da Blanver; e Nortec Química nacionalizam o IFA.

Do coquetel de 22 remédios usados contra a Aids no Brasil, cinco são adquiridos do LAFEPE – responsável, ainda nos anos 1980, pelo acesso dos brasileiros ao primeiro antirretroviral que integrava o coquetel anti-HIV. “E esse medicamento de primeira linha representa um importante avanço na luta contra o vírus, na medida em que agrega tecnologia para o laboratório e ainda nos permite atender com mais eficácia os protocolos do Ministério da Saúde”, comenta o diretor comercial do LAFEPE, Djalma Dantas.

Atributos do medicamento

O dolutegravir é indicado para o tratamento do HIV em combinação com outros agentes antirretrovirais. Poderá ser consumido por adultos e também crianças com pelo menos seis anos de idade e peso superior a 20 kg. Pertencente ao grupo dos inibidores de integrase, o medicamento não atua na cura da infecção, mas reduz a carga viral no organismo e a mantém em um nível baixo.

Além disso, o remédio promove o aumento na contagem das células CD4, tipo de glóbulo branco do sangue que exerce importante papel na manutenção do sistema imune. Para evitar o agravamento da doença, o paciente deve seguir com a ingestão dos demais medicamentos prescritos, a menos que o médico recomende a interrupção do tratamento.

No Brasil, 694 mil pacientes estão em tratamento contra o HIV. De acordo com o Ministério da Saúde, esse número corresponde a uma cobertura de 81% das pessoas diagnosticadas com o vírus no país.

Sobre a Blanver

Companhia de capital 100% nacional, a Blanver iniciou operações em 1984. Mantém duas plantas produtivas em São Paulo, sendo uma unidade farmacêutica em Taboão da Serra, na Região Metropolitana; e a outra focada na produção de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) na cidade de Indaiatuba, no interior paulista. Atende farmácias, hospitais e rede pública, por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), atuando nos segmentos de HIV, hepatite e osteoporose.

CONTATO DE MÍDIA
GRUPO HELSINN

Paola Bonvicini
Group Head of Communication
Lugano, Switzerland
Tel: +41 (0) 91 985 21 21
Info-hhc@helsinn.com

Para mais informações, acesse:
www.helsinn.com e siga as redes sociais:

CONTATO DE MÍDIA
BLANVER

Patricia Rodrigues
Gerente de Comunicações
São Paulo, Brazil
Tel: +55 (11) 4138-8202
info@blanver.com.br

Para mais informações, acesse:
www.blanver.com.br e siga as redes sociais:

CONTATO DE MÍDIA
VARIFARMA

Luciana Conti
Group Head of Communication
Buenos Aires, Argentina
Tel: +54 (9) 11 67698047
lconti@varifarma.com.ar

Para mais informações, acesse:
www.varifarma.com e siga as redes sociais:

  • SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:

Rua Joaquim Faustino de Camargo, 201, Jardim São Paulo, Taboão da Serra - SP (11) 4138-8200 • © Blanver 2020, Todos os direitos reservados